Gestão baseada em processos: 5 motivos para implementar nas suas obras
16 de junho de 2021
Gestão baseada em processos: 5 motivos para implementar nas suas obras
Ter uma gestão baseada em processos proporciona diversos benefícios para a construtora, seus colaboradores e projetos. No entanto, não são todas que adotam modelos bem definidos e organizados. A falta de comunicação entre escritório e canteiro de obras é um dos principais impeditivos para uma gestão organizada.
O desafio é grande, mas não é impossível. As empresas que querem crescer e obter bons resultados em seus projetos precisam adotar um modelo de gestão baseado em processos. Neste artigo, você vai ver quais são as vantagens que a sua empresa terá se começar a investir em uma gestão baseada em processos. Continue lendo para conferir!
O que é gestão baseada em processos na construção civil?
Gestão baseada em processos, na construção civil, significa que a empresa vai adotar uma metodologia envolvendo todas as áreas para aplicar melhorias em cada fase da obra. Basicamente, a construtora desenvolve um plano de ação bem definido para cada etapa do projeto. A ideia, assim, é que todas as atividades sejam realizadas de forma coordenada e previsível, sem improvisos.
Para desenvolver seu plano de ação, a empresa precisa fazer um estudo das atividades que realiza em cada projeto e da sua rotina interna. Dessa forma, é possível identificar os pontos que precisam de melhoria, aqueles que não agregam nada para os trabalhos e aqueles que são fundamentais para a execução das tarefas.
Quais são os processos de uma gestão de obras estratégica
Existem diversos métodos que uma construtora pode adotar para concretizar sua gestão baseada em processos. Isso vai depender do fluxo de trabalho de cada empresa, volume de obras, tipo de projetos, quantidade de colaboradores, e mais uma série de fatores. No entanto, existem algumas atividades que são essenciais para quem quer ter um processo estratégico. Veja quais são!
Planejamento físico-financeiro
O planejamento físico-financeiro é fundamental em todo tipo de obra, pois permite que o gestor tenha uma visão geral dos prazos, etapas, orçamento para contratação de mão de obra, compra de materiais etc. Ou seja, é um processo que proporciona uma visão completa de todo o projeto, por isso deve ser feito logo no início.
Programação adiantada
Após finalizar o planejamento, o engenheiro precisa construir o cronograma de obras. Nesse documento, serão previstos os profissionais que precisam ser contratados em cada etapa, a matéria-prima e os equipamentos necessários em cada serviço. Como a ideia é sempre estar à frente para prever as necessidades da obra, deve-se fazer uma programação adiantada.
A programação adiantada exige que o profissional defina quais os procedimentos serão realizados, prazos, os recursos que serão necessários, bem como as quantidades e seus custos, além de antecipar os possíveis imprevistos. Na definição dos materiais que serão adquiridos, também é preciso prever o espaço em que serão armazenados e como será a organização por prazo de vencimento.
Gerenciamento das atividades
Depois de planejado e definido o cronograma, é preciso dar início ao projeto e acompanhar as atividades. O controle rigoroso vai garantir que as atividades estão sendo executadas dentro dos prazos previstos e usando os recursos planejados, evitando desperdícios e, consequentemente, prejuízos. Essa atividade deve ser realizada diariamente, e você pode contar com soluções tecnológicas para ajudar a sua equipe nisso.
5 motivos para implementar uma gestão baseada em processos na sua empresa
Gestão de obras é domínio real sobre o andamento do processo
Sem planejamento e gestão, a obra carece de parâmetros fundamentais. Não há métricas para dimensionar o desempenho da equipe ou o andamento de atividades. Ou seja, fica quase impossível saber o real status do projeto, entendendo de forma clara se está em dia, adiantado ou atrasado.
Este cenário traz incertezas para os proprietários das construtoras a respeito do andamento dos seus empreendimentos e pode ocasionar perda de boas oportunidades de negócios pela falta de um painel de cenários. Com isso, até mesmo a expectativa de retorno sobre investimento fica abalada.
Processo decisório assertivo
Quando o canteiro de obras carece de processos de gestão, não há um horizonte claro. Sem visão de curto, médio e longo prazos, falta base para o estabelecimento de metas e sua comunicação aos responsáveis por cada etapa e tarefa.
Além de gerar falta de integração entre os envolvidos, isso compromete o processo decisório, já que não se torna possível antever e evitar problemas. As decisões são tomadas em cima da hora, num constante “apagar incêndios” que inviabiliza os melhores resultados.
Horizonte claro e bons resultados
As consequências das decisões pouco assertivas só surgem quando é tarde para a correção. Isso é o que provoca atrasos, estouro de orçamento e desperdício de material, dinheiro e mão de obra.
A inviabilidade dos projetos de construção, via de regra, é causada por falta dessa clareza no processo de execução da obra que, consequentemente, impossibilita o cumprimento do cronograma físico-econômico. Além disso, a falta de visão de longo e médio prazos não permite planejar ações que geram economia, como contratações e compras com menor custo.
Sem processos de gestão, o alinhamento entre canteiro e escritório também fica comprometido. É preciso que os times de suprimentos, financeiro, marketing e vendas trabalhem com dados precisos e confiáveis para uma atuação certeira.
Sustentabilidade e imagem positiva
Uma obra bem gerida também tem a vantagem de ser mais sustentável. Isso por conta de um processo do qual faz parte a previsão do descarte correto de materiais e resíduos.
E bem como a preocupação com sustentabilidade é um ponto benéfico para a imagem das empresas, o bom relacionamento com os clientes também é fundamental. Quando uma obra atrasa gera-se um prejuízo de credibilidade incalculável. Isso sem contar as perdas financeiras decorrentes do pagamento de multas e encargos.
Excelência garantida
Da mesma forma, fica muito mais fácil garantir qualidade de entrega a uma obra realizada a partir de parâmetros de gestão. A preocupação com planejamento dá mais tempo e eficiência aos processos de controle e conferência. Assim, os padrões de qualidade ficam mantidos e evita-se altos gastos com problemas pós-obra.
É a garantia de entregar ao consumidor o produto que ele espera receber. Cliente satisfeito é o melhor caminho para potencializar o posicionamento de marca de qualquer construtora ou incorporadora. Ter compromisso com a excelência dos empreendimentos como valor inegociável é um diferencial de mercado.
Ter uma gestão baseada em processos bem definidos vai ajudar não só a entregar o projeto no prazo, mas principalmente manter o orçamento definido e garantir a qualidade em todas as etapas do planejamento.
Com a plataforma da Prevision, você consegue colocar isso em prática desde o planejamento, construindo um cronograma realista e com maior previsibilidade, além de conseguir controlar todas as atividades até mesmo à distância.
Por meio do aplicativo, as informações da obra nunca ficam desatualizadas. Pelo contrário, todos têm acesso em tempo real, pois os dados são integrados no sistema, possibilitando que os profissionais do escritório consigam acompanhar o que está acontecendo.
Além disso, por meio da técnica de Linha de Balanço, o próprio sistema faz o replanejamento da obra em caso de imprevistos, como o atraso na entrega de um material, que vai impactar a realização de um serviço específico.
Dessa forma, é possível ter maior autonomia na tomada de decisões, pois todos estão munidos de dados relevantes para o projeto, mas, ao mesmo tempo, o gestor de obras consegue ter total controle do que está acontecendo no projeto que está gerenciando.
A falta de processos claros é um impeditivo para empresas que querem crescer e se destacar no mercado. Se o objetivo da sua construtora é construir e manter uma imagem de qualidade e entregas antes do prazo, você precisa de soluções que amparem todo o processo de gestão. Conte com a Prevision, converse com nosso time de especialistas e veja como podemos te ajudar.
Engenheira Civil com mais de 5 anos de atuação na área, é Gerente de Sucesso do Cliente na Prevision, onde lidera uma revolução na gestão de obras há quase 3 anos...
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