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Como elaborar um gráfico de cronograma de obra otimizado para seus projetos

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22 de dezembro de 2021

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Como elaborar um gráfico de cronograma de obra otimizado para seus projetos

Descubra como elaborar um gráfico de cronograma de obra otimizado e ganhar eficiência nos serviços e reduzir o tempo de entrega dos projetos.

O gráfico de cronograma de obra oferece uma visão do momento presente e das etapas futuras do projeto. Esse documento permite que o gestor organize de forma visual todo o trabalho na obra em função do tempo garantindo a compra e entrega dos materiais, a contratação da equipe  necessária etc.

No entanto, nem sempre o cronograma é desenvolvido de forma otimizada, considerando apenas as etapas fundamentais do projeto e eliminando o que não é necessário. É por esse motivo que boa parte dos atrasos acontecem. Continue lendo este artigo e entenda como um gráfico de cronograma de obra pode te ajudar. 

Por que utilizar um gráfico de cronograma?

A visualização do gráfico em cronograma torna a gestão da obra mais clara, pois apresenta quais são os serviços e suas dependências de forma simplificada. O gestor também tem uma melhor visão do sequenciamento das atividades. Por outro lado, se for feito em planilha, não é possível ter a visão das dependências, isso pode gerar diversos erros para o projeto.

Dentre as visualizações de gráfico de cronograma, pode-se destacar o gráfico de Gantt e a Linha de Balanço.

Em comparação ao Gantt, a Linha de Balanço se sobressai à medida que a quantidade de serviços aumenta. O entendimento do cronograma em Linha de Balanço também é mais simples nesse contexto de obras mais complexas. Isso faz com que todos os profissionais envolvidos no projeto consigam saber exatamente o que está acontecendo e identificar as suas atividades em cada etapa. 

Nesse sentido, o gráfico de cronograma não deve ser interpretado como  um limitador, que impede o time de executar o seu trabalho pelo não entendimento das diretrizes que devem ser seguidas. Pelo contrário, ele oferece um direcionamento claro sobre cada atividade e período a ser executada.

Os profissionais conseguem saber o que já foi concluído, o que precisa ser feito e quais são os grupos de trabalho de cada tarefa.

O gráfico de cronograma proporciona maior controle para o andamento do projeto e melhora o ritmo com que as tarefas são realizadas. Dessa forma, o gestor consegue adotar medidas para aumentar a produtividade na obra ou até mesmo otimizar as equipes das obras, evitando que os profissionais fiquem ociosos ou que seja necessário interromper a produção.

Como funciona um cronograma de obra otimizado?

O cronograma de obras otimizado é um documento mais enxuto, isso quer dizer que apenas as informações realmente relevantes para a obra estão presentes nele. Para que isso seja possível, sem prejudicar o projeto, é preciso fazer uma avaliação dos serviços e suas dependências, eliminando as atividades que não agregam valor para a obra.

Quer saber como reduzir seu cronograma de obras? Aprenda com a Joal Teitelbaum!

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Uma forma de desenvolver um gráfico de cronograma otimizado é usando a Linha de Balanço. A técnica tem como principal objetivo organizar e planejar os locais da obra no tempo, ou seja, mostrar o que precisa ser feito, quando e onde. 

Essa organização otimizada funciona como um mapeamento. No gráfico, é ilustrado quais são os serviços que devem ser executados,  onde e  quando – ou se já foram concluídos – e quais são as atividades que dependem umas das outras.

Conforme a obra evolui, o gráfico é atualizado. Assim, é possível identificar como as atividades futuras serão impactadas

Gráfico de cronograma de obra com a Prevision

Para construir uma Linha de Balanço na plataforma da Prevision, antes de mais nada é preciso definir o cronograma. O documento deve ser separado por atividades que devem ser realizadas e por unidades de tempo – que podem ser dias, semanas ou meses. As atividades devem ter data de começo e previsão de fim. O progresso de cada uma delas é definido local por local, andar por andar ou trecho por trecho. 

O próximo passo é  a metodologia, por meio de um planejamento detalhado, que pode ser levado para o canteiro de obras para controle e para ser aplicado.

A Linha de Balanço dentro da plataforma da Prevision proporciona diversos benefícios, como maior controle do andamento do projeto, visualização de todos os serviços, permite o controle de informações sobre o que foi concluído ou não, evidencia as interferências, mostrando o que pode prejudicar o planejamento e facilita a troca de informações.

Além disso, a Prevision oferece um período de teste para quem quer conhecer a ferramenta e aplicar a Linha de Balanço em suas obras.  Confira aqui.

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Nina Ribeiro Gerente de Sucesso do Cliente na Prevision

Engenheira Civil com mais de 5 anos de atuação na área, é Gerente de Sucesso do Cliente na Prevision, onde lidera uma revolução na gestão de obras há quase 3 anos...

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