Last Planner System: o método de planejamento eficaz de obra
26 de abril de 2022
Last Planner System: o método de planejamento eficaz de obra
Em decorrência da quantidade de grupos de trabalhos envolvidos na realização de uma obra, a gestão de recursos é um grande desafio para a construção. O método de planejamento de obras tradicional, em que se cria um único plano tanto para a visão de curto quanto longo prazo, não deixa evidente os pontos de atenção entre etapas da construção, gerando, por consequência, atrasos na obra.
Em função disso, o Last Planner System é um método do Lean Construction que busca melhorar o desempenho do processo de planejamento e controle de produção (PCP) por meio da aplicação da produção puxada. Confira aqui como aplicar essa metodologia e quais são seus benefícios!
Salve esse conteúdo e leia quando quiser
O que é Last Planner System?
Enquanto no sistema tradicional de construção elabora-se um único cronograma com uma visão de longo prazo e, ao mesmo tempo, excessivamente detalhada, o Sistema Last Planner visa introduzir planejamentos operacionais de médio e curto prazo. A adoção desses planos busca aumentar o desempenho do processo de planejamento e controle da produção (PCP).
Com a implantação do Last Planner System, passa-se a adotar um sistema de produção puxado, no qual há uma preocupação não só com as datas de entrega, mas também com a disponibilidade de recursos para a liberação de atividades.
O nome do método vem do fato do sistema incentivar o envolvimento dos subcontratados e dos executores das tarefas (os “últimos planejadores”) no planejamento e avaliação de resultados. Dessa forma, o sistema introduz a gestão participativa de todas as equipes envolvidas na obra.
Como aplicar na prática?
Primeiramente, vale ressaltar que adotar planos de ação de médio e curto prazo não elimina a necessidade de um plano de longo prazo (Plano Mestre). Pelo contrário, todos os planejamentos são essenciais e cumprem um propósito específico.
O Plano Mestre deve oferecer uma visão estratégica e menos detalhada. Já os planos de produção (curto e médio prazo) trazem informações operacionais, com mais detalhes, mas com horizonte de tempo menor.
No planejamento de longo prazo devem ser definidos os principais marcos da construção, uma espécie de resumo do projeto. A partir da identificação dos marcos e do sequenciamento dos pacotes de trabalho, são definidos os ritmos e as durações das etapas do projeto.
Com o Plano Mestre traçado, o Last Planner System visa desdobrá-lo nos seguintes planos:
- Pull Plan
- Look-Ahead Plan
- Programação Semanal
- Reuniões Diárias
Pull Plan
Com os principais marcos do projeto definidos, é possível dividi-lo em fases. Para cada uma dessas fases, é realizado um planejamento mais detalhado. Na metodologia do Last Planner System, deve-se focar no marco final para a realização do planejamento. A partir do marco final, definem-se os fluxos e as sequência de trabalho. Ou seja, o prazo define o ritmo da construção.
Diferentemente do Plano Mestre, que se planeja somente uma vez até o fim da construção, o Pull Plan é analisado a cada fase do projeto, definido de acordo com os marcos identificados no Master Plan.
Nessa etapa do planejamento, também é realizada a identificação das transições entre equipes e são definidas com clareza como ocorrerá a entrega de um trabalho para que a atividade subsequente dê início. Por essa razão, é fundamental que esse planejamento seja realizado de forma colaborativa com subempreiteiros, fornecedores e times envolvidos no projeto.
Look-ahead Plan
O segundo passo para o plano operacional é o Look-Ahead Plan. Nele, busca-se olhar para o planejamento em um horizonte temporal entre 2 a 6 semanas.
Por meio da identificação e remoção de restrições, o Look-Ahead Plan tem como principal finalidade garantir a estabilidade básica da produção, ou seja, “limpar terreno” para que a produção ocorra sem interrupções.
Esses obstáculos podem ser falta de equipamentos e de materiais, contratação de mão de obra, falta de documentação ou alteração do projeto, entre outros. A resolução desses empecilhos, geralmente, requer tempo, pois nem sempre podem ser resolvidas pelas equipes dentro do canteiro de obras.
Diferentemente dos planejamentos anteriores, onde se definem o que deve ser realizado, o Look-Ahead Plan visa definir o que pode com certeza ser realizado dentro do período definido.
Programação Semanal
Com o planejamento de médio prazo realizado, o próximo passo é a realização do plano de trabalho semanal. Nesse planejamento, determina-se quais atividades serão executadas durante a semana. Vale destacar que, nesta programação, só são indicadas as atividades cujas restrições já foram eliminadas.
Além de definir a programação das atividades da semana, nessa etapa também é calculado o principal indicador de curto prazo: a Porcentagem do Plano Concluído ou PPC. Ao final da semana, deve-se analisar quais foram as atividades concluídas e as que ficaram incompletas, e deve-se levantar as principais causas dos desvios da produção.
Reuniões Diárias
As reuniões diárias tem como objetivo controlar e avaliar se as atividades executadas diariamente atendem ao que foi estipulado no Planejamento Semanal. Dessa forma, caso seja notado algum desvio em relação ao planejado, é possível criar planos de ação rápidos para remediar.
No geral, essas reuniões são rápidas, com duração de 15 minutos. Nelas, busca-se trocar informações sobre obstáculos enfrentados durante o dia, tornando, assim, o processo mais transparente.
Por que usar o Last Planner System?
Conforme apresentado, o Last Planner System introduz uma divisão do planejamento de acordo com o horizonte temporal e sua funcionalidade. Isso permite que o planejamento de longo prazo seja mais enxuto fornecendo uma visão mais estratégica, enquanto o planejamento de médio e curto prazo possui os detalhes essenciais para as atividades operacionais.
Como o sistema garante a proteção da produção, o Last Planner System gera um aumento da confiabilidade do planejamento. Por meio do Look-Ahead Plan, as restrições são identificadas e eliminadas com antecedência, evitando-se a falta de recursos que ocasiona a parada da produção. As atividades, portanto, seguem um fluxo contínuo, sem interrupções, aumentando a produtividade da obra.
Além disso, a metodologia incentiva a melhoria contínua por meio da identificação das causas raízes dos desvios de produção. Por meio das reuniões diárias, o sistema também permite que a tomada de decisão seja realizada de forma mais rápida.
Por fim, o envolvimento dos últimos planejadores traz como benefício transparência na comunicação e aderência do plano ao construir uma cultura de comprometimento e responsabilidade.
Engenheiro Civil e Especialista em Gerenciamento de Obras e Produtividade da Construção. Desde 2014, atua no ramo da construção civil, com experiência em canteiros, ...
Acompanhe nosso blog
Construção 4.0: o que é e quais são suas tecnologias
Quer entender as novas possibilidades da chamada “construção civil 4.0”? C
Casa Lean na Construção Civil: o que é e como aplicar na sua obra
Descubra como a Casa Lean pode transformar as suas obras, otimizando processos,
Integração Incorporação e Obra: conheça a novidade da Prevision
A falta de integração entre os departamentos de incorporação e obra é um do