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Líder de alta performance: o que fazer para se tornar um?

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11 de março de 2022

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Líder de alta performance: o que fazer para se tornar um?

O segredo para engajar equipes e atingir resultados se tornando um líder de alta performance!

A liderança é um aspecto importante a respeito da engenharia civil que muitas vezes só fica claro quando se inicia a atuação profissional. Nesse artigo você vai entender exatamente o que é um líder de alta performance e como transformar esse elemento em uma força profissional que vai te diferenciar no mercado e trazer benefícios para sua carreira.

O engenheiro ou engenheira civil que se direciona profissionalmente a atuar com a gestão de obras, assume em primeiro lugar o papel de líder daquele desafio, seja do projeto, contrato, ou de toda a organização. O fato é: o resultado esperado é ter a capacidade de realizar uma gestão eficiente de todos os recursos, materiais, equipamentos e agentes envolvidos naquela estrutura.

Quando se conclui a formação de engenharia civil e entra-se no mercado da construção civil automaticamente os formados tornam-se gestores. Em todo o ciclo eles irão lidar com pessoas e construir os caminhos para o resultado. É o que se espera dessa posição estratégica, ou seja, o papel do líder é saber como extrair o maior potencial das pessoas envolvidas, entendendo como e quando aplicar as ferramentas corretas para garantir que os objetivos do projeto sejam alcançados.

O que fazer para se tornar um líder?

A liderança deve ser desenvolvida. Pode esquecer aquela história que a liderança é um dom e só é possível de ser alcançada por uma pequena parcela dos profissionais. Em geral, não se nasce líder, é preciso construir essa jornada através do entendimento dos elementos que compõem uma liderança efetiva.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que nas relações interpessoais não existem atalhos. A confiança e reciprocidade nas conexões precisam acontecer de forma genuína, logo, o autoconhecimento das forças e fraquezas das nossas habilidades comportamentais é o ponto de partida para ter início o processo de desenvolvimento.

Pode-se destacar três elementos fundamentais na formação da liderança:

  • Conhecimento: caracterizado como o saber adquirido, a organização das informações que temos sobre um respectivo tema ou área.
  • Habilidade: a capacidade de colocar em prática o conhecimento adquirido, saber fazer e transformar em ação aquilo que sabemos.
  • Atitude: pode ser descrita como a proatividade de executar a ação, tomar a decisão de realizar o que precisa ser feito com aquilo que sabemos.

Também conhecido como o tripé das competências, o acrônimo CHA reúne elementos essenciais e complementares para nortear a jornada de crescimento pessoal e profissional de quem quer evoluir o seu nível de resultado.

Inclusive esse é o propósito no Engenharia de Alta Performance: potencializar engenheiros, arquitetos e construtores em técnicas de gerenciamento eficientes na busca de resultados individuais e coletivos, trazendo os conceitos para a prática. Como sempre tratado nos episódios no nosso podcast, o EAPCast: “Alta Performance é fazer o que deve ser feito”.

Características do líder de alta performance

[/vc_column_text][vc_column_text]Em primeiro lugar, deve-se lembrar sempre que a construção civil é um ambiente diverso, feita por pessoas com diferentes níveis educacionais, funções e perfis comportamentais, e o desafio do líder de alta performance é integrar as ações sabendo direcionar as tarefas para um único propósito e objetivo. 

Para isso, se faz necessário o desenvolvimento das habilidades comportamentais. Destacam-se aqui as 7 habilidades comportamentais essenciais para o profissional que deseja desenvolver a liderança e gestão de equipes:

1) Colaboração: postura de humildade e simplicidade traduz o genuíno prazer em dar de si em prol do desenvolvimento de todos. Motivação a servir, em vez de desejar ser servido, é desprovido de vaidades e compreende que a forma mais eficaz de potencializar as forças individuais é mobilizar as forças integradas e coordenadas de todos e das circunstâncias. Possui convicções próprias, confia nas pessoas e no seu potencial de se desenvolver e está disposto a influenciar e ser influenciado, em busca do que é certo.

2) Comunicação: possui um eficiente potencial de comunicação, aliando alto desempenho com baixo ego. Tem foco em criar entendimento dos objetivos e processos com toda a equipe. Utiliza de forma espontânea da escuta ativa, e é disponível para fornecer e receber feedbacks. Mantém a comunicação alinhada em tempo hábil evitando ruídos e possíveis conflitos.

3) Capacidade de realização: apresenta potencial para executar os objetivos traçados. Possui comprometimento para estabelecer as prioridades necessárias a fim de realizar o que precisa ser feito, e entregar os resultados. Tem foco na solução e contorna os problemas com proatividade e dedicação. Tem disponibilidade para atender as demandas eventuais e entende a importância das etapas e processos para atingimento das metas.

4) Desempenho: sucesso no atingimento das metas. Consegue entregar os resultados mensuráveis que foram estabelecidos e comprometidos. É capaz de buscar soluções diferenciadas para novos desafios. Está comprometido com o estabelecimento das metas e assume compromissos com determinação. Busca o conhecimento já existente na organização como alavanca para potencializar resultados. Busca redirecionar a rota da execução quando necessário e incorporar as lições aprendidas quando por alguma razão a meta não é atingida.

5) Sentimento de dono do negócio: possui comprometimento com a estratégia e ativos da organização, considera-se parte de um ecossistema integrado, busca promover a interação entre as partes para melhor execução dos processos. Tem respeito pelas pessoas e pela cultura da organização. Sabe se relacionar, conhece bem a si mesmo, mantém o seu equilíbrio emocional e das pessoas que o cercam em situações adversas.

6) Adaptação: capacidade de visão global e facilidade de adaptação e convívio com novas culturas e pessoas. Sabe construir uma rede de relacionamentos a partir de relações de confiança e de longo prazo. É capaz de compreender e lidar com as indefinições e com os limites que cercam as relações humanas. Convive bem em situações de ambiguidade. Está disposto a assumir novos desafios e formar novas equipes.

7) Crescimento e desenvolvimento: promove a cultura de aprendizagem com a equipe, garantindo a perpetuidade das informações. É inquieto por aprender novas soluções ou potencializar suas habilidades. Considera o ambiente de trabalho como um local de aprendizagem, e está sempre disponível para compartilhar conhecimento com sua equipe ou outros colaboradores.

As habilidades, também conhecidas como soft skills, complementam as habilidades técnicas e a entrega de resultados. Saber conduzir a equipe com propósito em prol de um objetivo comum, além de torná-los motivados, e potencializar a criatividade e execução, minimiza a improdutividade e desperdícios. 

A maneira mais efetiva para liderar é pelo exemplo! Então, é essencial colocar em prática aquilo que se está esperando da equipe.

Habilidades e ferramentas na busca pelo resultado

Na metodologia  aplicada pela EAP, são abordados 4 pilares da gestão para qualquer obra da construção civil: prazo, custo, qualidade e segurança. Afinal, na construção civil não se pode olhar somente para um único pilar sem analisar os demais. O resultado acontece na integração de cada um dos pilares, por isso visão sistêmica é um elemento fundamental!

Para isso, é necessário ter o pleno entendimento de cada um, tendo consciência que esses pilares são dinâmicos e precisam ser monitorados e controlados ao longo de todo o ciclo de vida do empreendimento. A função do líder de alta performance é garantir que as diretrizes corretas sejam seguidas:

  • Prazo: aplicação efetiva do Planejamento e Controle de Produção, desenvolvendo um bom cronograma e executado com a equipe;
  • Custo: entendimento do orçamento por completo, tornando-o executivo e prático para o controle dos custos diretos e indiretos;
  • Qualidade: tratar do produto como um todo, do início ao fim, estabelecendo as condições do projeto e os resultados esperados, entendendo as normativas e capacitando a equipe para execução;
  • Segurança: prioridade e responsabilidade do gestor da obra, proporcionando estruturas para o bem-estar da própria equipe, sendo cauteloso com as normas, conscientizando a todos e medindo o desempenho também deste pilar.

Se isso faz sentido para você significa que está no caminho da alta performance, e precisa iniciar a prática dos assuntos discutidos aqui. A união entre conhecimento e prática para potencializar os seus resultados é uma combinação poderosa para se tornar um líder de alta performance. Se você deseja se aprofundar sobre o tema temos um treinamento completo a respeito. O Engenharia de Alta Performance atua diretamente na qualificação e capacitação das habilidades e processos de gestão do profissional e das empresas da construção civil, através de treinamentos e assessoria executiva viabiliza e otimiza seus resultados integrando educação com a atuação prática, proporcionando uma jornada de sucesso.

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