Saiba como reduzir o prazo de tolerância para entrega da obra utilizando as restrições da Prevision
16 de setembro de 2021
Saiba como reduzir o prazo de tolerância para entrega da obra utilizando as restrições da Prevision
Por padrão, o prazo de tolerância para entrega da obra é um ponto de preocupação para a maioria das construtoras. Os clientes são amparados pela lei, que determina um prazo máximo de tolerância de 180 dias para a entrega do imóvel. As empresas que não cumprem com esse prazo adicional podem ser penalizadas e sofrer prejuízos financeiros.
O ideal é, portanto, sempre trabalhar com um planejamento capaz de atender aos prazos definidos em contrato — ou até reduzi-los. Utilizando as restrições da Prevision, a construtora consegue evitar atrasos e até entregar a obra antes da data estipulada. Neste artigo, você vai entender como isso é possível. Confira!
O que é e como funciona o prazo de tolerância para entrega da obra
O prazo de tolerância para entrega da obra é uma determinação legal, amparada pelo Código de Defesa do Consumidor. A lei protege o consumidor em casos de atraso na finalização e entrega do imóvel.
De acordo com a determinação, a empresa tem até 180 dias para entregar as chaves do imóvel, após o prazo definido inicialmente em contrato. O direito deve ser informado também no contrato do cliente.
Caso a construtora ou incorporadora identifique que não será possível entregar a obra no prazo, o primeiro passo é notificar o cliente, informando uma nova previsão de data.
Além disso, a empresa perde o direito de cobrar a taxa de evolução de obras. O consumidor pode, ainda, cobrar pelo aluguel que teve que pagar após o prazo que o imóvel deveria ter sido entregue. Outra alternativa é buscar uma indenização por danos materiais ou morais.
São muitos os prejuízos que podem impactar a empresa financeiramente quando se fala na legislação referente ao prazo de tolerância da obra. Por isso, é importante atuar de forma estratégica, desenvolvendo um planejamento possível de ser cumprido, controlando as entregas dos serviços e utilizando a tecnologia para fazer todo o acompanhamento.
Veja a seguir, porque o uso de restrições da Prevision pode ser seu aliado no controle e até na redução do prazo de tolerância para entrega da obra!
Como o uso de restrições ajuda a reduzir prazos de obra
A funcionalidade de restrições representa uma cadência de todas as atividades que precisam ser executadas para que o planejamento aconteça dentro do previsto. Por exemplo, para que a alvenaria seja feita, é preciso antes ter projeto, mão de obra, material etc. Dessa forma, para que o planejamento seja seguido, é preciso concluir essas tarefas primeiro.
Com a plataforma da Prevision, é possível trabalhar com a organização dessas restrições para garantir que o planejamento seja executado e cumpra os prazos estabelecidos. Isso contribui diretamente com o cumprimento dos prazos, evitando que seja necessário recorrer ao prazo de tolerância para entrega da obra.
Veja a seguir como isso pode ser feito!
Como trabalhar restrições na Prevision
O conceito de “restrições” diz respeito a uma funcionalidade dentro da plataforma da Prevision. Visualizada em formato de Kanban, cada coluna da matriz representa uma etapa dos processos (a fazer, fazendo, completa).
Com esse recurso, a construtora consegue fazer a gestão visual e o controle do fluxo de trabalho das tarefas com mais eficiência. Ao assumir maior controle, as chances de descumprimento dos prazos e de necessidade de acionar o prazo de tolerância para entrega da obra são altamente reduzidas.
Como funciona a ferramenta
A funcionalidade de restrições dentro da plataforma da Prevision permite que o gestor:
- edite o fluxo de trabalho;
- cadastre e edite etiquetas;
- faça exportações para Excel;
- visualize quantas tarefas estão atribuídas a cada pessoa;
- veja o que está previsto para a semana, o que está atrasado e criar uma nova restrição.
Cada quadro pode ser editado de acordo com o fluxo de trabalho que o gestor quer visualizar. Além de editar, é possível criar novas etapas de fluxo como, por exemplo, uma etapa de revisão. As etapas são agrupadas em estágios, que as classificam como:
- não iniciada;
- iniciada;
- e concluída.
A ferramenta oferece ainda o cadastro de algumas informações dentro das restrições:
- Título: deve ser definido o nome da tarefa, ou seja, como será identificada;
- Data de entrega: pode ser vinculada ao cronograma de algum projeto ou atribuída a uma data fixa;
- Etiqueta: projetos com diferentes categorias de restrições podem ter uma melhor visualização por meio de uma identificação colorida. Assim, também fica mais fácil de filtrá-las. Por exemplo: etiqueta rosa para compras, etiqueta azul para projetos, etiqueta verde para contratos e assim por diante;
- Responsável: um ou mais responsáveis do time podem ser atribuídos. Um critério importante para isso é que sejam membros da empresa e façam parte do mesmo projeto em que a tarefa está sendo cadastrada;
- Descrição: o gestor pode detalhar qualquer informação extra que seja relevante para o entendimento da equipe sobre a tarefa;
- Checklist: é possível adicionar tarefas, atribuí-las a alguém, adicionar uma data prevista para a conclusão e outras informações que indiquem o passo a passo do que deve ser feito;
- Imagem: por fim, o gestor pode anexar imagens que ajudem na identificação da tarefa.
Depois de cadastrar essas informações, o gestor pode adicionar, ainda, comentários sobre a execução de cada atividade. Assim, consegue incluir informações, observações e orientações extras para quem for responsável pelo serviço. Outra vantagem é a possibilidade de gerar links de compartilhamento de cada restrição para acompanhamento por toda a equipe.
—> Entenda como funciona na prática o processo de Gerenciamento de Restrições em uma Construtora no Prevision Talks
Trabalho remoto organizado por restrições
Para escritórios que estão trabalhando de forma remota, o link é interessante, pois pode ser compartilhado no chat da empresa, por exemplo. Isso facilita a comunicação entre os times que estão trabalhando a distância.
O alinhamento entre todos os envolvidos e a comunicação centralizada contribuem para evitar atrasos e, assim, evitar a necessidade de posicionar para o cliente sobre o prazo de tolerância para entrega da obra.
Conforme as tarefas forem realizadas, as restrições podem ser movidas de etapas. É possível avançar e retroceder com o cartão e a plataforma mantém um histórico das alterações feitas em cada cartão. Esse registro mostra quando a restrição foi criada, movida entre as etapas e quem foi responsável por essas alterações.
Todas as tarefas são mostradas no quadro de restrições e o gestor pode utilizar os filtros para visualizá-las e gerenciá-las. Além disso, os dados obtidos também podem ser exportados. É possível filtrar por:
- período (pré-determinado e personalizado);
- status;
- responsável;
- etiqueta;
- projeto;
Por meio da gestão de restrições, a construtora tira do caminho tudo que pode impactar negativamente nos prazos definidos no planejamento. Dessa forma, os serviços são executados com maior agilidade e sem impedimentos, evitando que o prazo para entrega da obra seja ultrapassado.
Quer testar a ferramenta de restrições dentro da plataforma da Prevision? Experimente agora!
Engenheira Civil com mais de 5 anos de atuação na área, é Gerente de Sucesso do Cliente na Prevision, onde lidera uma revolução na gestão de obras há quase 3 anos...
Acompanhe nosso blog
Construção 4.0: o que é e quais são suas tecnologias
Quer entender as novas possibilidades da chamada “construção civil 4.0”? C
Casa Lean na Construção Civil: o que é e como aplicar na sua obra
Descubra como a Casa Lean pode transformar as suas obras, otimizando processos,
Integração Incorporação e Obra: conheça a novidade da Prevision
A falta de integração entre os departamentos de incorporação e obra é um do