Skip to main content

Por Giovanna PivetiRedatora na Prevision

Como assegurar a otimização da capacidade produtiva dentro da obra? O Takt Time é um conceito Lean proveniente da manufatura que, aplicado no Lean Construction, busca sincronizar a produção das atividades da obra. Takt time otimiza a capacidade do time ao ajudar a manter um fluxo de trabalho contínuo e reduzir a desigualdade nos fluxos de trabalho. 

Veja a seguir o que é Takt Time, sua aplicação no Lean Construction e como calculá-lo na obra.

O que é Takt Time?

O Takt Time é um conceito adotado no pilar de produção Just-in-Time da filosofia Lean. Na manufatura, é aplicado com o intuito de sincronizar a produção com as vendas, buscando produzir de acordo com a demanda do mercado.

Também traduzido como tempo de ritmo, Takt Time consiste em determinar o tempo que deve ser gasto na produção de um produto. Assim, seu cálculo leva em conta a quantidade demandada e o prazo estipulado para definir o tempo que pode ser despendido em cada atividade.

Assim como muitos conceitos do Lean Manufacturing, o Takt Time também possui aplicabilidade no Lean Construction. Na construção, o Takt visa determinar o ritmo de todas as atividades para garantir que elas se desenvolvam de forma contínua, evitando que o fluxo de equipes seja interrompido e assegurando que a obra seja entregue no prazo estipulado.

A aplicação do conceito em obra permite otimizar sua capacidade da maneira mais adequada para suprir a demanda sem necessitar estoques intermediários. Além disso, o Takt Time torna maior o controle de todo o processo de produção, prevendo o quanto precisa ser produzido no prazo estipulado para que a atividade subsequente seja realizada sem interrupção.

Como calcular?

O Takt Time consiste na determinação de um ritmo para as atividades tendo em o tempo disponível até o prazo para entrega e a quantidade demandada. Dessa forma, garante-se que o cronograma esteja respeitando a data de entrega.

Para a aplicação do Takt na construção civil, é importante a definição do que é um lote na obra e qual é a sequência executiva dentro de um lote. Após definido o lote e as atividades inclusas na sequência executiva, quantifica-se o número de lotes totais e serviços. Tendo estes valores, o takt time pode ser calculado pela fórmula:

takt time = (tempo disponível)/ ([qtd. de lotes]+[qtd. de serviços]-1)

Preparamos um passo a passo da aplicação do Takt Time associado ao Last Planner System para o planejamento de obras. Acesse aqui e comece a aplicar Takt em suas obras! 

Para que serve?

O conceito é importante para reduzir desperdícios, uma vez que estabelece um ritmo para evitar o excesso de produção para estocagem. O uso do ritmo nas atividades da obra proporciona que o sistema de produção da construção ocorra de forma puxada e em fluxo contínuo. Ou seja, a execução dos serviços ocorre conforme apenas o que é exigido pelo serviço seguinte. 

Assim, a produção ritmada gera ganho de produtividade, menor ociosidade das equipes e fácil acompanhamento. Em consequência, alguns resultados observados com o uso do Takt Time na construção são a redução de prazos e de custo total das obras.

Takt time e a Linha de Balanço

Linha de Balanço é uma técnica de planejamento de obra que, em comparação ao Gráfico de Gantt, comumente utilizado por softwares de gestão de tarefas, favorece a transparência de informações importantes para a execução da obra, como: a atividade a ser realizada; a data e duração de cada atividade; o local; e a equipe envolvida. 

Além destes dados, o método da Linha de Balanço entrega também informações para melhoria da produtividade, como o ritmo das atividades e a interrupção do fluxo de equipes.

Neste método, as inclinações das retas representam o ritmo de cada atividade. Dessa forma, ao passar um cronograma em Gráfico de Gantt para a Linha de Balanço, é comum notar que as atividades não possuem um ritmo comum. Por outro lado, quando o Takt Time é calculado, é possível realizar correções na inclinação das retas de forma a torná-las constantes são ajustadas.

Em síntese, a Linha de Balanço é uma técnica que proporciona a visualização clara das falhas do cronograma de obras, permitindo que sejam traçadas estratégias para tornar o planejamento mais eficiente. Atrelado a isso, o Takt Time é um dos conceitos do Lean Construction que permite aumentar a produtividade da construção.