Case CK: De pequena empresa ao ranking das 100 maiores construtoras do Brasil.
Como a CK foi de pequena empresa ao ranking das 100 maiores construtoras do Brasil usando a Prevision.
De pequena a uma das maiores construtoras do Brasil
Case CK: De pequena empresa ao ranking das 100 maiores construtoras do Brasil.
A CK Construções e Empreendimentos, fundada em 2010 em Navegantes, consolidou-se como uma empresa sólida no mercado imobiliário. Destaca-se por transformar sonhos em construções modernas e inteligentes de Itajaí (SC).
O principal desafio enfrentado pela construtora era a falta de controle sobre as informações e dados atualizados do fluxo de trabalho na obra, que resultava em baixa agilidade. Mesmo com um planejamento contextualizado, a ausência de informações atualizadas impede o replanejamento quando necessário e dificulta tomadas de decisões rápidas e eficientes.
O controle da obra era feito de forma manual, ou seja, todos os processos dependiam de documentos físicos, papéis e planilhas. As informações sobre os projetos eram reunidas e compartilhadas em blocos e rolos de papel que não tinham fim. Ou seja, quando era necessário envolver outras pessoas no projeto, toda essa documentação física tinha que ser enviada para os profissionais da equipe. A empresa se fechava em um ciclo sem fim de elaboração e atualização do planejamento, sem agilidade e conexão entre o canteiro e o escritório, para transmissão de informações.
Quando a CK passou a utilizar a Prevision esse cenário mudou. As informações passaram a se concentrar na plataforma e se tornaram disponíveis para todos os interessados. A comunicação entre o canteiro de obras e o escritório ficou muito mais ágil e fácil. Esse ganho de agilidade na comunicação permite que os gestores dos projetos tenham mais assertividade para tomar decisões.
“Agora, com a Prevision, é tudo interligado, então o que eu faço aqui já chega instantaneamente lá dentro. Na nossa sala a gente fica com o cronograma exposto para que todos que entram na sala tenham fácil acesso a ele e consigam enxergar que o serviço deles não pode atrasar para não atrapalhar outros serviços” – Daniel Moraes, Engenheiro Residente na CK Construtora
Outro ganho importante foi o de ter o replanejamento dentro do Sienge — plataforma de planejamento financeiro e de suprimentos — com as datas e a medição atualizada de forma instantânea. Quando se conecta os dados físicos aos financeiros de forma atualizada é possível verificar o andamento versus o que estava previsto, obtendo maior velocidade e previsibilidade, aumentando a assertividade na tomada de decisão.
Isso porque a previsibilidade que a plataforma oferece, permite que as consequências de atrasos, por exemplo, sejam identificadas com rapidez. Assim, o gestor do projeto consegue decidir rapidamente para evitar consequências maiores. Devido à segurança que a plataforma proporciona, a CK sentiu mais confiança em abrir novos canteiros, se tornando uma das 100 maiores construtoras do Brasil.
“Começamos pequenos, assim como a Prevision quando conhecemos a solução. A CK está há 4 anos no estado e já figura entre as 100 maiores do Brasil; sem dúvida, a Prevision é parte desse sucesso da empresa. Sem uma ferramenta de gestão e controle, não se consegue ter estrutura para isso.” – Charles Kan, diretor na CK Construtor
Confira mais informações deste case de sucesso no E-book:
Mais Cases de sucesso
Case Laguna: Planejamento e comunicação no centro da operação.
Como a Construtora Laguna estruturou sua área de planejamento e controle de obras.
Ver caseCase Joal Teitelbaum: Cronograma de obra reduzido em 6 meses e meio.
Saiba como a Joal Teitelbaum reduziu em seis meses o prazo de entrega de dois projetos que ficaram parados na pandemia.
Ver case