Case Laguna: Planejamento e comunicação no centro da operação.
Como a Construtora Laguna estruturou sua área de planejamento e controle de obras.
De pequena a uma das maiores construtoras do Brasil
Case Laguna: Planejamento e comunicação no centro da operação.
A Construtora Laguna, estabelecida desde 1996, é líder no Sul do país em projetos sustentáveis e inovadores de imóveis de alto padrão. Reconhecida internacionalmente, é pioneira na implementação de certificações como LEED Gold e Silver, Procel de Edificações, destacando-se por sua arquitetura diferenciada, compromisso ambiental e responsabilidade social.
Um dos maiores problemas enfrentados pela Construtora Laguna foi a complexidade de reestruturar seu setor de planejamento a fim de garantir a integração eficaz de todas as partes envolvidas, criando um ambiente com inteligência, estratégia, produtividade e assertividade.
A comunicação entre os diversos setores ainda era muito deficiente, pois estava amparada por um modelo arcaico, que dependia de processos manuais, nada eficientes e produtivos. No fim, acabava gerando mais trabalho e não entregava informações totalmente confiáveis. Para integrar a comunicação dos times na gestão das obras, a Laguna precisava de uma solução tecnológica e foi assim que chegou até a Prevision.
Com a Prevision, a Laguna conseguiu implementar suas linhas de fluxo e descobrir facilmente as tarefas que estavam atrasadas. As informações são encontradas facilmente na dashboard consolidada.
“Buscávamos por um modelo web, que proporcionasse mobilidade, aumentasse a produtividade, mas que também fosse didática para facilitar o entendimento e eliminar mais uma demanda. A plataforma precisava ser aderente ao processo” – Vanessa Oliveira, responsável pela Área de Planejamento, Controle e Acompanhamento de Custos
A construtora também consegue fazer a medição em campo pelo celular ou tablet, em tempo real e acompanhar a evolução da obra. Enquanto o responsável pela obra está coletando dados do que foi realizado na semana, o escritório está recebendo as informações em tempo real.
Dessa forma, as equipes não precisam mais usar pranchetas para anotar, voltar para o escritório, passar para uma planilha, anexar no e-mail, enviar o e-mail e correr o risco do e-mail não chegar ou atrasar. A Prevision reúne todas as informações em um só lugar, para que todos consultem em tempo real.
“Os apontamentos podem ser feitos pelo celular, quando já estão na obra. Não precisa usar um monte de papel, computador e planilhas para transmitir a informação” Vanessa Oliveira, responsável pela Área de Planejamento, Controle e Acompanhamento de Custos
A plataforma ainda ajudou a diminuir o tempo gasto em algumas atividades, como alterações na linha de fluxo, a simulação de curva, a simulação de fluxo financeiro, etc. Antes, esses processos eram feitos utilizando quatro planilhas diferentes que posteriormente eram unificadas para gerar um dado consolidado. Na Prevision, é possível realizar as atividades citadas em poucos minutos. A geração da curva de uma obra levava cerca de um mês, hoje, utilizando a plataforma, essa atividade é feita em apenas uma semana, ou até menos.
Desde o início, o objetivo da construtora era desenvolver um setor de planejamento aliado a uma gestão estratégica das obras. Todas as mudanças realizadas para alcançar esse objetivo foram amparadas pela comunicação e integração oferecidas pela Prevision. Confira os principais resultados obtidos:
- Melhoria na comunicação com a obra;
- Facilidade para consultar atividades em atraso;
- Dashboard interativo que permite análises rápidas;
- Mobilidade de acesso;
- Maior facilidade para fazer simulações;
- Redução de retrabalho;
- Redução no tempo na criação da curva S.
Confira mais informações deste case de sucesso no E-book:
Mais Cases de sucesso
Case CK: De pequena empresa ao ranking das 100 maiores construtoras do Brasil.
Como a CK foi de pequena empresa ao ranking das 100 maiores construtoras do Brasil usando a Prevision.
Ver caseCase Joal Teitelbaum: Cronograma de obra reduzido em 6 meses e meio.
Saiba como a Joal Teitelbaum reduziu em seis meses o prazo de entrega de dois projetos que ficaram parados na pandemia.
Ver case