Case Joal Teitelbaum: Cronograma de obra reduzido em 6 meses e meio.
Saiba como a Joal Teitelbaum reduziu em seis meses o prazo de entrega de dois projetos que ficaram parados na pandemia.
Otimização do cronograma de obra
Case Joal Teitelbaum: Cronograma de obra reduzido em 6 meses e meio.
A Joal Teitelbaum é um escritório de engenharia na construção civil, que se destaca devido à sua gestão familiar profissionalizada e conquistas notáveis, sendo reconhecida internacionalmente como uma empresa Classe Mundial, com ênfase na qualidade, inovação e responsabilidade socioambiental.
E empresa possui quatro Unidades de Negócio, com uma gestão independente, mas que, ao mesmo tempo, geram elevada sinergia: Desenvolvimento de Bairros Planejados, Gerenciamento de Obras Corporativas, Ramo Imobiliário e Consultoria em Processos de Gestão. Trabalha com todos os níveis de planejamento, curto, médio e longo prazos, contudo, utilizava planilhas e o método de Gantt para gerenciar seus projetos. Havia um consenso na empresa das limitações desse sistema, o que a motivou na busca de alternativas que trabalhassem com a Linha de Balanço.
Ao entender que a plataforma da Prevision, que possibilita a construção do planejamento utilizando a Linha de Balanço e o seu Sistema de Planejamento e Controle da Produção, em todos os níveis, a Joal consegue lançar os fluxos e simular planos de ataque, estudando os cenários e tendo elementos para tomar as decisões. Além disso, todos os envolvidos conseguem visualizar e entender como podem agregar e contribuir para o cumprimento do planejamento.
Característico e necessário em qualquer processo de melhoria ou inovação, a transição para a Prevision contou com o respaldo, apoio e a participação direta da direção da empresa, que liderou os colaboradores na implementação da Prevision, tendo como alicerce o Sistema de Planejamento e Controle da Produção da Joal Teitelbaum.
Além da questão das ferramentas, outra questão importante desenvolvida pelo escritório durante o período de paralisação de obras devido à pandemia, foi a implementação de melhorias nos processos internos, que resultaram em:
- Estabelecimento de um fluxo nivelado, puxado e estabilizado, orientado conforme o processo construtivo dos empreendimentos;
- Definição da capacidade do sistema, submetendo o planejamento aos gargalos identificados;
- Estabelecimento de pulmões para proteger os gargalos.
Com este processo, a Joal Teitelbaum conseguiu reduzir o cronograma das obras em 18% (um total de seis meses e meio dentro dos 36 meses estipulados inicialmente). Ou seja, além dos dois meses e meio totais do período de pausa da pandemia, que foram recuperados com o replanejamento, conseguiram uma redução de mais quatro meses.
A construtora ganhou não somente eficiência operacional na elaboração e no controle do planejamento. Conquistou também o entendimento do planejamento por todos, aumentando o engajamento e a confiança das equipes no que estava sendo proposto. Tudo isso gerou uma evolução significativa na assertividade do planejamento e, consequentemente, impactou positivamente seus resultados.
Confira mais informações deste case de sucesso no E-book:
Mais Cases de sucesso
Case CK: De pequena empresa ao ranking das 100 maiores construtoras do Brasil.
Como a CK foi de pequena empresa ao ranking das 100 maiores construtoras do Brasil usando a Prevision.
Ver caseCase Laguna: Planejamento e comunicação no centro da operação.
Como a Construtora Laguna estruturou sua área de planejamento e controle de obras.
Ver case